02 maio 2008
Sra. da Graça





E continuando na senda das altimetrias, que melhor do que a Sra. da Graça!! Pois ao contrario do seu nome, Graça, subir o Monte Farinha de bicicleta não tem graça nenhuma!!
Então, foi num dia solarengo que eu o Rui e o Tino nos pusemos a caminho de mais uma aventura!
A história começa logo após a saída de Fafe, e que começo!!, já que iniciamos o percurso na subida para o Alto da Lameira, que numa etapa da Volta causa algum desgaste para o que vem a seguir!
A partir daí até Mondim de Basto é sempre a descer, e ao longe avista-se o nosso objectivo. Já no sopé do Monte Farinha custa a olhar para cima ao tentar ver o Santuário e aquilo que nos espera! Por mais que escreva nunca vou conseguir descrever o imponente e o grandioso que é estar perante tão grande desafio!
A Sra. da Graça, situa-se a 990m de altitude (por erro técnico ao inicio, o Polar do Rui estava uns 30 metros descalibrado) de acordo com o site da C.M. de Mondim de Basto, até lá é uma subida de 8Km com uma inclinaçao média de 7,5% e com algumas rampas entre 14-18%.
Chegados ao final de tal tarefa, foi um encher de orgulho e satisfação já que nos sentiamos com o ego tão elevado, ou mais alto do que o próprio Monte (eheheh)!
Até hoje, foi a prova mais dura que já tive a escalar uma vertente!!
Fica assim aqui o meu conselho, que para subir á Sra. da Graça, à que treinar um bocadinho antes!!
Abraço, Zel