09 janeiro 2006

Escola da Roda

Escola da Roda ....Foto Zel Construída nos inícios dos anos trinta. Como todas as escolas dessa época, é do tipo Raul Lino.
Como Surgiu esta Escola?
Como é do conhecimento geral, o ensino primário, actualmente ensino básico-1º ciclo, nem sempre foi obrigatório, mas também desde sempre houve a necessidade de aprender e alargar horizontes, e esta terra não fugiu à regra.
Nesta localidade, não havia um edifício próprio para o efeito. Então o ensino era ministrado provisoriamente numa casa particular, pertencente ao Ex.mo Srº Drº José Marques, mui digno Jurista natural desta Terra (do qual oportunamente falarei).
Uma das docentes que foi colocada e à qual vou fazer especial referência, sem detrimento das anteriores, que nos merecem todo o respeito e carinho, é a Ex.ma Srª Profª Dª Susana da Conceição Carvalho, que aqui exerceu a sua actividade docente durante mais de quarenta anos, dedicando-se de corpo e alma a esta tão nobre missão de ensinar/educar.
Sendo ainda muito jovem, e sentindo-se tão acarinhada pelas pessoas simples e acolhedoras desta Terra, veio a contrair matrimónio com o Sr. José Costa, fixando aqui a sua residência, na quinta da Corredora.
Como ainda hoje acontece, os professores, enquanto não são efectivos, têm de andar de terra em terra, de malas e bagagem. O que não deve ser nada agradável. Já nessa altura era assim!!!.
Então para se fixar definitivamente na Roda e demonstrar o afecto e carinho, que tinha por este povo entrou em "acordo" com o Estado, comprometendo-se a construir a actual Escola, cujo lugar de docente passaria para um dos seus filhos, caso algum viesse a ser professor, aliás o que não aconteceu.
De referir que nesta época o aperto orçamental era grande, e como não era proveniente de famílias abastadas, a construção da Escola criou-lhe uma situação económico-financeira instável, que a afectou ao longo da sua vida. Veio a falecer a 6 de Junho de 1986.
Roda de Pedra vem por este meio manifestar o seu reconhecimento, certamente a uma das Maiores Figuras da Roda, que até agora nunca teve da parte da povoação, nem das entidades oficiais a devida ratificação e homenagem.
Será que tão nobre Figura que dedicou a sua vida ao ensino, e sem o seu empenho muitas das pessoas desta terra não saberiam ler nem escrever, não merece uma lápide ou o nome de uma rua????????
Aqui fica a sugestão!!!

Susana da Conceição Carvalho
Nascida a 19/04/1900 falecida a 06/06/1986.

(bem haja a quantos ajudaram e apoiaram a elaboração deste artigo)

Comments:
Juntar um grupo de filhos da terra e propor à C.M.Mangualde, (entidade responsável pela toponímia) o nome da Senhora na Escola ou o nome numa das ruas junto a essa mesma escola, ou até mesmo junto da casa onde ela viveu... é justo, pela história que nos é transmitida.
 
Boa Zel! Não sabia disso, embora haja outras com a mesma génese no concelho.
E por falar da Escola, veja lá se convence o pessoal da Roda a desatar a fazer filhos...
 
Deve ser uma dos grandes problemas sociais, que afecta primariamente as aldeias, mas quem manda e decide acredita que o TGV e Estádios..... Para estarem às "moscas" etc...são mais importantes!
 
Bonito o gesto da Professora que demonstra o gosto e vocação para o ensino!
agora muita gente vai para o ensino apenas como via de obter um salário, um emprego! e aí está o insucesso produzido...
Se precisares de assinatura para reivindicar junto da Câmara a atribuição do Nome da Senhora a uma rua, conta comigo!!!!
bj :)
 
Muito bem, é isso mesmo, fazer jus a quem merece.... é de louvar que nos nossos blogues "publicitemos" as nossas terras e as nossas gentes. Bjhs
 
Zel agradeço a visita ao "Mourilho", aceitei o convite para esta visita e fiquei impressionado. E o chamado serviço “cultural” no seu verdadeiro esplendor.
Gostei e peço desde desculpa se utilizar alguns destes posts como inspiração para o “Mourilho”.
 
Amigo Mourillho sempre às ordens, tanto nas visitas virtuais, como nas reais. Não estamos tão longe quanto isso, aliás um dia destes os os bloguistas mais "velhos" em blogs claro, deveriam promover um encontro da malta da Terra!
Que acham ?????
 
Boa Zézinho

Que seria da Roda sem ti???? vê lá que um dia destes ainda te erguem um busto.

Continua. 1 abraço

Amelia de Castro
 
Tive o privilégio de frequentar a casa da D. Susana pela relação de amizade que estabeleceu com a minha mãe, que tinha sido sua aluna. Era uma senhora muito empenhada em levar tão longe quanto possível os seus alunos. A homenagem que o Zel sugere é mais do que justa e contará, se necessário, com o meu apoio incondicional.
Foi nessa escola que comecei a dar os primeiros passos na minha formação. Aquilo que hoje sou devo-o, também, às minhas professoras primárias: a D. Alexandrina, infelizmente já falecida, e a D. Olinda. Para as duas o meu singelo mas reconhecido obrigado. Muitas pessoas passam pela nossa vida e não deixam marcas. Raramente nos esquecemos dos nossos professores, sobretudo os primários.
Esta escola aqui publicada pelo meu amigo Zé Luís, servia as povoações da Roda e de S. Cosmado. Era daqui que eu ia todas as manhãs com o meu grande amigo Carlos para a escola, encurtando caminho pela serra dos Eirós.
Um abraço, Zé
 
Zel, grande iniciativa a tua. Conta com o meu apoio para o que achares oportuno. Ao dispor.
 
ora pois merecia com certeza.. pelo menos uma lápide la na escola.. o que também não é muito dificil d concretizar.. força nisso! um abraço Fornense
 
JL, era também nesse caminho de ida e vinda para a escola que tu roías poucas...mas bastas.
 
António,

Como diria o Jeff: E era!
 
Zel agradeço a visita ao "Abrunhosa".
Bom Blog o teu. Continua.
Boa ideia essa a de se propor uma homenagem à essa Srª. Professora, sobretudo porque nesses tempos era muito difícil ser mulher (professora).
As tua sugestão de um encontro entre nós também é boa (sinto-me convidado).
Contem comigo.
 
Penso que sim, que quem se dedica assim a uma terra merece ser homenageado com uma rua.

Ao referir a escola lembrei-me do JL a levar nas canelas com aquelas botas de pastor, cinco estrelas.

Um abraço
 
Bom fim de semana amigo... de tarde vou estar fora em work.. muita bicla ah ah.. bjhs
 
boa gostei até breve

mangualde da serra
 
Até que enfim hà alguem que fala desta grande Senhora que foi a Sª D. Susana, e que bem merecia que o seu nome constasse numa rua da Roda. Eu fui seu aluno,hà 50 anos.Parabens Zel.

Joaquim Cruz
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?